quarta-feira, 27 de junho de 2012

Um pouco de filosofia.

        Segundo Nietzsche, o conhecimento acadêmico e erudito puro aborta o impulso critico e não é suficiente para a vida em sociedade. Quais seriam os motivos desse pensamento?   


        Vamos levar em conta que Nietzsche não era propriamente dito um filosofo, mas sim, considerado um poeta-filosofo. Como todo poeta ele era um sonhador. Acreditava que a arte, imaginação e a esperteza eram importantes elementos para a vida em sociedade.
Ele não foi o único a pensar assim. Albert Einstein uma vez citou "a imaginação é mais importante que o conhecimento".
        Concordo com os dois. Hoje em dia, alunos que se amarram em somente aprender o que é passado pelos professores nas escolas e universidade, como sendo aquela a única verdade, acabam virando maquinas, não conseguem pensar sozinhos, ter suas próprias ideias, não sabem seguir um raciocínio lógico, logo, não conseguirão resolver problemas corriqueiros do cotidiano.
        Claro que o conhecimento acadêmico é importante, mas não é o suficiente.
        As crianças e jovens devem ser incentivados a serem criativos, espontâneos e independentes. E como ocorre esse incentivo? Primeiramente em casa. Se o pais incentivam os filhos "a se virarem sozinhos", acabam por depositar confiança nos mesmo. Com a confiança depositada neles, acreditam que são importantes na sociedade, deixam a baixa-estima de lado. Sentem que possuem a capacidade de agirem sozinhos, e por se sentirem assim acabam à de possuir de fato.
        As escolas penam nessa parte, se preocupam apenas em passar conhecimento acadêmico. Nas aulas de artes, por exemplo, são poucos os professores que de fato exploram a criatividade do aluno. Quando a pessoa não trabalha sua criatividade, ela acaba não trabalhando seu lado interior, e acaba não aprendendo a se expressar. A junção disso tudo é que o individuo cria dificuldade em se relacionar com os outros,  o que pode lhe causar problemas e constrangimentos no dia-a-dia.
        Acredito que esse seja os motivos da fala de Nietzsche.

Nenhum comentário: