domingo, 27 de janeiro de 2013

Nota

        Prometi que não iria escrever, falar, me expressar de qualquer forma sobre o acontecido na última madrugada. Como todos sabem, até porque está noticiando na tv o dia inteiro, ocorreu um incêndio em uma boate de Santa Maria - RS, onde mais de 200 jovens morreram.
        Pois bem, é algo que me da uma sensação ruim por vários motivos. Tenho parentes no sul, perto de Santa Maria, e a UFSM é uma das opções que tenho em mente para estudar. Estou no terceiro ano do ensino médio, se sair como esperado ano que vem começo minha faculdade de jornalismo, e ao que tudo indica, não ficarei na minha cidade natal. Me mudarei para outra cidade, ficarei longe das vistas dos meus pais, a responsabilidade sobre minha vida estará praticamente só comigo a partir dai. Imagino como meus pais, e pais de muitos outros jovens da minha faixa etária ficaram ao ver essa noticia. Seus filhos estão prestes a sair de casa, começar uma trajetória, como saber se um conjunto de irresponsabilidades irão chegar e acabar com essa trajetória antes do esperado? Lembre que colocar o peso da culpa do acontecimento sobre uma pessoa só é errado.
     O que aconteceu me afeta de uma maneira negativa, confesso que mais por conta da minha família que mora no sul. Esse incêndio comove cada um de um jeito. Mas vamos parar para refletir.. Por acaso essa é a única coisa triste que aconteceu no mundo nos últimos 2013 anos? A resposta é não. Então por que a maioria dos jornais estão focando só sobre esse assunto o dia inteiro? Claro, a cidade no momento precisa de doações, voluntários, mas se eu estivesse no lugar dos parentes das vitimas a última coisa que eu iria querer seria a mídia em cima de mim. Só está acontecendo coisas ruins no momento? Tenho a certeza que não. Aposto que em algum lugar do mundo algum jovem, adulto ou criança está fazendo algo interessante e útil na área da ciência, física  lazer, enfim, mas os noticiários está coberto por fumaça da noite passada, fumaça essa que deixam as pessoas alienadas.
        Os jornais devem cumprir o seu papel, que é informar, e não fazer do nosso dia uma novela mexicana.

Nenhum comentário: