segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Separô pra pensar..

   Uma mistura de sentimentos como ansiedade, desanimo, e  medo me forçaram a vir escrever um desabafo. Nesse final de semana fiz o ENEM, afim de ingressar em alguma faculdade, já que estou prestes a dar adeus à escola, enfim. Revisando minha prova e redação chego a triste conclusão que não fui bem, alias, me parece que sai melhor ano passado.
   Todos que me conhecem um pouco sabem que minha vontade a um bom tempo é estudar jornalismo, e até dizem que isso é a minha cara. Pode ser que dizem isso pois já associaram a imagem ao produto, mas comunicação para mim é a área em que melhor me encaixo. Mas paremos de melação, ou não.
   Essa fase de transição escola/faculdade é tão mágica, uma salada de sensações e vestibulares, ENEM, testes seletivos, e afins colaboram muito para isso. Um dos motivos para o meu baixo rendimento no ENEM foi uma amarga salada de sensações. Nervosismo nas duas noites anteriores as provas me fez dormir lá pelas duas da manhã, e a ansiedade na "hora h" me fez perder o foco na interpretação de textos, e claro, minhas unhas que já são ruídas, não existem mais.
   Essa dramatização é apenas um apelo e argumento para o ponto de vista (não se pode escrever "em minha opinião", então invento uma frase ou termo para esconder o fato que a opinião é minha) que vou te apresentar. Até que ponto essas formas de seleção das universidades são eficazes para definir se alguém é apto ou não para ingressar em algum curso? Ok, não ser burro é importante, mas para que toda essa pressão? Toda essa trigonometria vai se aplicar algum dia na minha vida? E dai se a oração é substantiva subordinada reduzida? Por que não posso escrever como se fala, se eu não falo como se escreve? Cadê a licença poética nessas horas? Heim?
   Concordo que seleções devam acontecer, mas por favor, eliminem toda essa pressão. Tantas questões,  tão pouco tempo, e tantas brechas para errar, quem não enlouquece num cenário desses? 
   Eu não sou a mais inteligente do mundo, mas acredito (não opino, pois não pode) que se conseguir colocar os meus pés dentro do curso de jornalismo vou me esforçar, e me dar bem. Não porque consegui resolver todos os exercícios de física, geografia, matemática, entre outros no ENEM, mas por sentir que sou capaz de tal façanha, pela força de vontade e paixão que tenho pela profissão de quem forma e compartilha informações.
   Alguma peça está fora do lugar em quesito seleção aos ingressos das universidades. Infelizmente não proponho uma solução concreta e viável, como manda o figurino. Quem sabe o dia em que aprender isso consigo passar na faculdade. 

2 comentários:

Maicon Bueno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maicon Bueno disse...

Concordo plenamente!
Acho que deveriam ser feitas seleções a partir da nota tirada durante o Ensino Médio, porque tem gente que só brinca, vai no ENEM, chuta e entra numa faculdade. O que deixa pessoas que realmente estudam para trás.
Acho que o merecimento e o comprometimento no Ensino Médio através das notas, podem ajudar e muito a nivelar essa injustiça com mistura de pressão.

Te entendo completamente best e sei que tu foi super bem que você tem capacidade. Mas que o ENEM foi difícil p kct, isso foi.